Presidente do BC vê ‘notícia ruim’ em projeções da inflação
As expectativas de inflação têm subido, e isso representa uma notícia ruim para o Banco Central, afirmou na sexta-feira (24) o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto. Entre os motivos, ele citou a questão fiscal, a indefinição sobre a taxa de juros nos Estados Unidos (que pode influir no rumo da Selic no País) e ainda a “credibilidade” do próprio BC.
“A gente vê a expectativa de inflação subindo bastante”, disse ele, durante seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), no Rio de Janeiro. “Aqui tem sido uma notícia bastante ruim para o Banco Central.”
Na sequência, afirmou que existem “vários fatores” para o aumento das projeções de inflação no mercado. “(Tem o) tema de política fiscal (no Brasil), tema externo, junto do tema de credibilidade do BC.”
Desde 8 de maio, quando a Selic caiu para 10,5%, as expectativas de inflação para 2024 subiram de 3,73% para 3,8%, enquanto para 2025 foram de 3,64% para 3,74%. Em ambos os casos, as projeções ficaram mais distantes da meta de 3%, o que indica perda de confiança na autoridade monetária.
O mandato de Campos Neto à frente do BC termina no fim deste ano. (Estadão Conteúdo)