50% dos MEIs ainda não enviaram declaração do IR
A dois dias do fim do prazo, quase metade dos microempreendedores individuais (MEIs) ainda não entregaram a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI) de 2024. Segundo a Receita Federal, até as 11h de ontem (29), 7,91 milhões de profissionais autônomos haviam enviado o documento. Isso equivale a 50,33% dos 15.719.345 MEI ativos em 2023.
O prazo de entrega acaba amanhã (31), no mesmo dia do fim da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Os MEIs obrigados a declarar Imposto de Renda devem enviar os dois documentos.
Receita Federal informou que até ontem já foram entregues 35.337.076 de declarações no total. Esse número representa 85,7% das declarações entregues no ano anterior. A meta prevista é de 43 milhões de declarações até o final do prazo.
Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)