Produção industrial recua 1,4% em julho

Por Cruzeiro do Sul

A produção industrial caiu 1,4% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho de 2023, a produção subiu 6,1%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 3,2%. Em 12 meses, a produção acumula elevação de 2,20%.

Apesar da queda de 1,4% em julho ante junho, a produção industrial brasileira no período ainda ficou 1,4% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Esse patamar divulgado para a indústria segue, no entanto, 15,5% abaixo do maior nível da série histórica, registrado no mês de maio de 2011. As comparações foram feitas pelo gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, André Macedo.

Segundo a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), a redução da produção industrial em julho foi registrada após um forte crescimento verificado em junho. Portanto, houve uma acomodação. (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)