Reuniões em excesso prejudicam produtividade
Reuniões são uma parte essencial da rotina corporativa, mas muitas vezes se tornam um obstáculo à produtividade, tomando o tempo dos colaboradores sem resultados claros. Eliminar o excesso de reuniões nas empresas exige um esforço conjunto de líderes e colaboradores para adotar uma cultura de objetividade.
Definir objetivos claros, utilizar ferramentas de comunicação e limitar o tempo e a participação desses encontros são algumas das estratégias que podem ajudar. Com essas práticas, empresas podem aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores, permitindo que o tempo seja mais bem utilizado para alcançar os resultados desejados.
Segundo Ricardo Langanke, CEO da LGK Gestão & Governança, associada à Fundação Dom Cabral, a quantidade de reuniões nas empresas já era um problema antes da pandemia, mas se intensificou com a popularização das videoconferências durante o isolamento social.
“O que eu vejo é que o excesso de reuniões mostra falta de planejamento e organização. As coisas não acontecem, então fazemos outra reunião para tentar resolver”, explica ele. O impacto dessa “epidemia de reuniões” é claro: “Você emenda uma reunião na outra e, no fim, o tempo para as entregas reais acaba sendo prejudicado.”
Isabella Oliveira Viana Trevizan, parceira de negócios do Fesa Group, empresa de soluções de recursos humanos, reforça essa visão, destacando os sinais que indicam o excesso de reuniões. “Identificamos que uma empresa está tendo reuniões em excesso quando há uma diminuição na produtividade e na eficiência das entregas. O profissional perde tempo que poderia ser dedicado a suas atividades principais, e o cansaço e desengajamento aumentam.”
Langanke ressalta que é preciso começar definindo um objetivo claro para cada reunião. “A liderança precisa questionar se aquela reunião é realmente necessária. Se for, deve ter um objetivo claro e um planejamento adequado.”
Entre as alternativas recomendadas, estão ferramentas que permitam o acompanhamento de projetos e a comunicação entre equipes sem a necessidade de encontros frequentes. (Estadão Conteúdo)