Vendas da Tesla no mercado chinês têm redução em dezembro

Por Cruzeiro do Sul

Montadora ficou no 5º lugar em veículos elétricos na China

 

As vendas da Tesla na China caíram em dezembro, enquanto as montadoras locais continuaram a comprimir a participação da norte-americana no mercado chinês. A fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos vendeu 93.766 carros fabricados na China em dezembro, 0,4% a menos em comparação com o ano anterior, mas 18% a mais do que em novembro, segundo dados da China Passenger Car Association (CPCA) divulgados nesta sexta-feira (3).

A demanda robusta por automóveis continuou em dezembro na China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo, graças aos subsídios agressivos do governo, disse a CPCA.

A BYD permaneceu em primeiro lugar em vendas, com um recorde de 509.440 unidades entregues em dezembro. A Tesla ficou em quinto lugar em termos de vendas de carros na China em dezembro, depois de cair do top 3 em outubro.

Chips

A China não está satisfeita em se tornar a fabricante dominante de veículos elétricos (EVs, em inglês) do mundo. Ela quer que os chips internos também sejam feitos no país.

No início de 2024, autoridades do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China pediram às principais montadoras que relatassem a cada trimestre quantos chips feitos localmente compraram. Pessoas envolvidas na indústria afirmam que o uso de chips chineses já aumentou para cerca de 15% — e que este número deve aumentar ainda mais.

A associação automobilística apoiada pelo governo da China alertou as empresas locais contra a compra de processadores feitos pelos Estados Unidos, chamando-os de inseguros e não confiáveis. Foi a primeira vez que a associação emitiu tal mensagem publicamente. (Estadão Conteúdo)