Vendas do varejo caem 0,4% em novembro

Por Cruzeiro do Sul

Segmento de vestuário teve uma alta de 1,4%

As vendas do comércio varejista caíram 0,4% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou ontem (9) o IBGE. Na comparação com novembro de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,7% em novembro de 2024, idêntica à mediana das previsões. O varejo restrito acumula alta de 5,0% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 4,6%.

Quanto ao varejo ampliado — que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício —, as vendas caíram 1,8% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,4% no ano e aumento de 4,0% em 12 meses.

De acordo com o IBGE, o volume de vendas do varejo chegou a novembro de 2024 em patamar 9,3% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, as vendas operam 5,1% acima do pré-pandemia.

O gerente da pesquisa Cristiano Santos, explica que a variação de 0,4% em novembro é considerada uma estabilidade e não rompe o comportamento do ano de alta nas vendas. Ele lembra que de janeiro a maio de 2024, o comércio teve cinco meses seguidos de alta.

Na passagem de outubro para novembro, o crescimento de vendas foi puxado por equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), combustíveis e lubrificantes (1,5%) e tecidos, vestuário e calçados (1,4%). (Estadão Conteúdo e Agência Brasil)