Vulcão expulsa moradores de cidade no Congo
Dezenas de milhares de pessoas evacuaram a cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo, temendo outra erupção vulcânica do Monte Nyiragongo, que expeliu lava perto da cidade na semana passada. Veículos e pedestres encheram as ruas, com a população desesperada para escapar do perigo. O vulcão pode entrar em erupção a qualquer momento, dizem autoridades
O Nyiragongo entrou em erupção de modo repentino no sábado, 22, quando a lava fluiu em duas direções a partir dos flancos do vulcão. Uma parte parou nos subúrbios ao nordeste de Goma, e a outra cortou ao longo de um quilômetro a Rodovia Nacional 4, uma rota regional vital para o abastecimento da cidade.
De acordo com as autoridades, 32 pessoas morreram desde a erupção, e entre 900 e 2.500 casas foram destruídas. Ao menos dez bairros estão sem água corrente e grande parte da cidade não tem energia elétrica.
A saída da cidade é obrigatória e acontecerá no sentido de Sake, uma localidade que fica 20 km ao oeste de Goma, segundo Ndima. “As pessoas devem levar o mínimo, para que todos tenham a possibilidade de embarcar depois de fechar cuidadosamente suas casas.” (Da Redação com Estadão Conteúdo)