Homem agride Macron com tapa no rosto
Um homem deu um tapa no rosto do presidente da França, Emmanuel Macron, durante um encontro com o público, ontem, no sul da França, um incidente que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, denunciou como uma afronta à democracia. Em vídeo que circula nas redes sociais, Macron, vestido com uma camisa branca de manga longa, podia ser visto caminhando em direção a uma multidão de simpatizantes que estavam atrás de uma barreira de metal durante visita a uma faculdade.
O presidente francês estendeu a mão para cumprimentar um homem, de camiseta verde, óculos e máscara facial, que gritou “Abaixo a Macronia” e deu um tapa no lado esquerdo do rosto do presidente. Também se ouve o agressor gritando “Montjoie Saint Denis”, o grito de guerra do Exército francês quando o país ainda era uma monarquia. Dois seguranças de Macron avançaram sobre o agressor e outro afastou o presidente.
Macron ainda ficou perto do público por um curto período, gesticulando a alguém do outro lado da barreira, e depois seus agentes o levaram para longe.
Dois homens de aproximadamente 28 anos foram presos, a identificação e a motivação dos agressores não foram reveladas pelas autoridades.
O presidente, que iniciou na quarta-feira um giro pelo País, faltando um ano para as próximas eleições, continuou com a visita. Mais tarde, Macron denunciou a “estupidez” e a “violência” e descreveu o incidente como “isolado”, cometido, segundo ele, por “indivíduos ultraviolentos”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)