Biden e Putin trocam elogios
Os presidentes Joe Biden, dos EUA, e Vladimir Putin, da Rússia, saíram ontem de uma cúpula em Genebra trocando elogios. “O tom da reunião foi positivo”, disse Biden. “Não houve hostilidade”, garantiu Putin. O clima, no entanto, foi pesado e questões cruciais nas relações entre russos e americanos permanecem sem solução.
Na primeira reunião entre os dois, Biden e Putin discutiram armas nucleares, segurança cibernética, crises diplomáticas recentes, direitos humanos e o futuro das relações entre EUA e Rússia -- segundo diplomatas russos e americanos. A avaliação dos dois presidentes, após a cúpula, foi um retrato da desconfiança entre o Kremlin e a Casa Branca.
Tanto Putin quanto Biden avaliaram que ainda há algum grau de distanciamento entre americanos e russos. Ao final do encontro, não houve convites para visitas mútuas e nenhum dos dois falou em “confiança” nos laços entre Moscou e Washington. Após a reunião, ambos deram sinais de que retaliações poderiam ocorrer, caso a relação se deteriore. (Da Redação com Estadão Conteúdo)