Alemães elegem hoje sucessor de Merkel
Eleitores da Alemanha decidem hoje o substituto de Angela Merkel, que deixará o cargo de primeira-ministra após 16 anos e quatro mandatos. A eleição será para eleger os membros do Bundestag, o parlamento do país.
Ontem, Angela Merkel fez um vibrante apelo, durante seu último comício como chanceler, em favor do candidato conservador Armin Laschet, apontado como perdedor contra o social-democrata Olaf Scholz.
Afastada por um tempo da disputa eleitoral, a chanceler, que não preparou sua sucessão, não poupa mais esforços para tentar permitir que a união conservadora CDU-CSU obtenha uma vitória inesperada.
“A cada quatro anos vocês têm a chance de decidir em nível federal quem deve moldar o futuro em Berlim”, disse Merkel em Aachen, ao lado do candidato democrata-cristão, o impopular Armin Laschet.
“É preciso tomar as decisões certas (...) porque trata-se do país de vocês e vocês decidem o futuro governo” que deverá garantir “prosperidade, segurança e paz”, ressaltou a primeira-ministra.
A queda de Armin Laschet nas pesquisas levou Olaf Scholz a ser um curinga inesperado. Ele evitou cometer erros em sua campanha e conseguiu obter apoio popular apresentando-se como o “candidato de continuidade” de Merkel, em vez de Laschet. (AFP e Redação)