Covid-19 se dissemina no nível mais forte da pandemia, diz Opas

Segundo a diretora da organização, Carissa Etienne, na última semana, quase 7,2 milhões de novos casos foram confirmados, com mais de 15 mil óbitos

Por Cruzeiro do Sul

Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne alertou nesta quarta-feira (19) para a rápida disseminação do vírus da Covid-19 pelas Américas, no nível mais forte desde o início da pandemia. Durante entrevista coletiva virtual, ela disse que houve, na última semana, quase 7,2 milhões de novos casos confirmados relacionados à doença, com mais de 15 mil mortes.

Há uma aceleração nos novos registros da doença em vários países da região, inclusive no Brasil, notou Etienne. Os casos subiram,  também, na Colômbia, Peru e Bolívia, mencionou. Nos Estados Unidos e no Canadá, acontece um "salto" nas hospitalizações devido à Covid-19, destacou, complementando que as hospitalizações também aumentam em Argentina, Paraguai e Uruguai. No Caribe, o salto nos casos é o maior na pandemia, disse ela. Nesse contexto, a autoridade reforçou a necessidade de se atuar para proteger o sistema de saúde.

A Opas lembrou que a vacina reduz a chance de desfechos graves e, consequentemente, a pressão sobre os serviços de saúde, e, também, defendeu medidas como o uso de máscaras, a lavagem de mãos, a disponibilidade de testes e o distanciamento físico para evitar a disseminação do vírus. (Estadão Conteúdo)