Estados Unidos impõem sanções a duas filhas de Vladimir Putin

Por Cruzeiro do Sul

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Os Estados Unidos impuseram ontem um novo pacote de sanções contra a Rússia. As novas medidas restringem as operações de dois importantes bancos -- Alfa e Sberbank -- e punem parentes de funcionários do alto escalão do governo russo, incluindo as duas filhas mais velhas do presidente, Vladimir Putin.

As novas sanções fazem parte da primeira resposta do Ocidente às imagens de corpos de civis encontrados nas ruas de Bucha e de outras cidades da Ucrânia, após a retirada de tropas russas. Vários estavam com as mãos amarradas nas costas e um tiro à queima-roupa na cabeça, um sinal de execução. Americanos e europeus acusam a Rússia de crimes de guerra.

O presidente dos EUA, Joe Biden, chamou o novo pacote de sanções de “devastador”. “Deixei claro que a Rússia pagaria um preço severo e imediato por suas atrocidades em Bucha”, afirmou o presidente americano, no Twitter. Ele se referia ao bloqueio total do Alfa, maior banco privado do país, mas também do Sberbank, que detém um terço dos ativos bancários da Rússia.

Os dois bancos estão proibidos de realizar transações que passem pelo sistema financeiro americano. O governo dos EUA também proibiu qualquer investimento americano na Rússia, até mesmo por meio de capital de risco ou fusões.

Além disso, os EUA também impuseram sanções às duas filhas mais velhas de Putin -- Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, ambas do primeiro casamento dele com Liudmila Shkrebneva. Na mesma leva entraram na lista a mulher e a filha do chanceler russo, Serguei Lavrov, e membros do Conselho de Segurança da Rússia.

“Esses indivíduos enriqueceram à custa do povo russo”, disse o governo americano, em comunicado. “Essas medidas afastam essas pessoas do sistema financeiro dos EUA e congelam todos os ativos que eles detenham nos EUA.”

A vida das duas filhas de Putin é cercada de mistério - por isso mesmo não se sabe até que ponto as sanções afetariam as duas. Vorontsova é pediatra e responsável por uma pesquisa em inteligência artificial. Tikhonova é vice-diretora do Instituto de Pesquisa Matemática da Universidade de Moscou.

Putin teria outros quatro filhos mais novos com Alina Kabaeva, ex-ginasta e campeã olímpica -- dois garotos e duas meninas. Eles estariam vivendo em Lugano, na Suíça, onde teriam nascido. (Estadão Conteúdo)