Putin vê ‘beco sem saída’ em reuniões
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ontem (12) que as negociações de paz com a Ucrânia chegaram a um “beco sem saída”. Foram os primeiros comentários públicos do líder russo sobre o conflito em mais de uma semana. Putin também garantiu que a Rússia irá atingir todos os seus “nobres objetivos” na Ucrânia.
Para Putin, Kiev desestabilizou as negociações de paz ao encenar o que chamou de “falsas acusações de crimes de guerra” russos. A fala foi interpretada como um claro sinal de que a guerra irá se estender por mais tempo.
Putin deu a declaração em um briefing à imprensa durante visita ao Cosmódromo Vostochny, a 5.550 quilômetros ao leste de Moscou. Questionado por trabalhadores da agência espacial russa se a operação na Ucrânia atingiria seus objetivos, ele disse: “Absolutamente. Eu não tenho dúvidas”.
Biden & Johnson
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou ontem com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson sobre a recente visita do premiê britânico à Ucrânia. De acordo com comunicado da Casa Branca, os líderes reafirmaram o compromisso de continuar fornecendo segurança e assistência humanitária a Kiev, além de saudarem a cooperação contínua com aliados e parceiros para “impor custos severos à Rússia”.
Também ontem, Biden acusou Vladimir Putin, de cometer um “genocídio” na Ucrânia. Foi a primeira vez que usou esta palavra para falar sobre a situação do país invadido por Moscou. “Sim, eu chamei isso de genocídio”, declarou a repórteres que viajaram com ele para Iowa. (Da Redação)