Zelensky critica chefe da ONU por ir a Moscou antes de Kiev

Por Cruzeiro do Sul

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou ontem (23) a decisão ‘sem lógica‘ do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, de ir a Moscou na próxima semana antes de Kiev.

‘É simplesmente errado ir primeiro para a Rússia e depois para a Ucrânia‘, disse Zelensky em coletiva de imprensa, referindo-se à agenda de Guterres, que planeja viajar para Moscou na terça-feira e Kiev na quinta-feira. ‘É uma decisão sem nenhuma justiça nem lógica‘, acrescentou.

No mesmo dia, o presidente ucraniano anunciou que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, estará hoje (24) em Kiev. Neste domingo se completam dois meses do início da invasão russa da Ucrânia.

‘Amanhã(hoje), virão nos visitar autoridades americanos: me reunirei com o ministro da Defesa (Lloyd Austin) e com Antony Blinken‘, disse Zelensky em uma coletiva de imprensa em uma estação de metrô de Kiev.

Será a primeira visita oficial de membros do governo americano desde 24 de fevereiro.

Zelesnky também disse que espera que seu homólogo americano, Joe Biden, vá a Kiev para ‘apoiar o povo ucraniano‘, quando a questão da segurança o permitir.

O mandatário ucraniano precisou que as conversas de domingo se centrariam nas entregas de armas dos Estados Unidos à Ucrânia.

‘Na semana passada, os sinais, as mensagens, os passos, os prazos, os números - me refiro às armas americanas -, tudo melhorou‘, disse aos jornalistas, assegurando estar ‘agradecido‘ com a administração americana, ainda que gostasse de ter ‘armas ainda mais pesadas e potentes‘ para enfrentar o exército russo. (Da Redação com informações da AFP)