‘Hepatite misteriosa’ chega à Indonésia e causa três mortes

Por Cruzeiro do Sul

As autoridades da Indonésia confirmaram ontem (2) a morte de três crianças em decorrência da hepatite aguda de origem desconhecida, doença já reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) por quase 20 países. Wisconsin, nos Estados Unidos, também está investigando uma morte. Até 21 de abril, eram pelo menos 169 casos no mundo, segundo último boletim divulgado pela entidade global.

Na época, apenas uma morte havia sido relatada, mas sem detalhes sobre o histórico da vítima, que foi registrada no sistema de saúde britânico. Além do Reino Unido e Irlanda do Norte, foram notificados casos na Espanha, em Israel, nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Irlanda, na Holanda, na Itália, na Noruega, na Holanda, na França, na Romênia e na Bélgica. E agora também na Indonésia e Cingapura. Até o momento, 17 crianças (aproximadamente 1% dos casos) necessitaram de transplante de fígado, conforme a OMS.

Sobre os casos na Indonésia, as vítimas morreram nas últimas duas semanas em Jacarta, com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, icterícia e febre. (Estadão Conteúdo)