Fala de Lavrov sobre os judeus irrita israelenses
Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, chamou as declarações de Lavrov (foto) de "um terrível erro histórico"
Israel condenou os comentários do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, comparando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que é judeu, a Hitler e acusando os judeus de antissemitismo.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, chamou as declarações de Lavrov de “um terrível erro histórico” e informou que convocou o embaixador da Rússia para consultas, de quem exigiria um pedido de desculpas.
Questionado neste domingo (1º) pelo canal italiano Rete 4 sobre as alegações da Rússia de que invadiu o país vizinho para “desnazificar” o território, Lavrov disse que a Ucrânia ainda pode ter elementos nazistas, mesmo que algumas figuras, incluindo Zelensky, sejam judaicas. “Há muito tempo ouvimos o sábio povo judeu dizer que os maiores antissemitas são os próprios judeus”, disse.
No Twitter, Lapid chamou os comentários de ultrajantes. “Os judeus não se mataram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo”, escreveu. (Estadão Conteúdo)