Rompimento da geleira de Marmolada deixa seis mortos na Itália

A avalanche ocorreu um dia depois que temperaturas recordes de 10°C foram atingidas no topo da geleira

Por Cruzeiro do Sul

Uma avalanche provocada pelo rompimento de parte da geleira de Marmolada, a maior da cadeia montanhosa das Dolomitas, deixou seis mortos e oito feridos no domingo (3) nos Alpes italianos. Há, ainda, pelo menos 20 pessoas desaparecidas.

Dois dos feridos foram transferidos para o hospital Belluno, um para Treviso e cinco para Trento, disse a porta-voz dos serviços de emergência, Michela Canova, sem fornecer mais detalhes sobre a nacionalidade das vítimas.

O chefe da Defesa Civil da província de Veneto, Gianpaolo Bottacin, informou no Facebook que também havia desaparecidos. O chefe de governo italiano, Mario Draghi, enviou condolências às vítimas e seus familiares.

Helicópteros participavam das operações de resgate e vigilância. A avalanche ocorreu um dia depois que temperaturas recordes de 10°C foram atingidas no topo da geleira.

O rompimento “é uma consequência das condições meteorológicas atuais, ou seja, um episódio de calor precoce, que coincide com o problema do aquecimento global”, disse à AFP o professor Massimo Frezzotti, do departamento de ciências da Universidade de Roma 3. (AFP)