Temporada de furacões deixa países em alerta
A temporada de furacões está deixando em alerta os países das Américas Central e do Norte. São grandes os estragos causados inclusive com cancelamento de operações pela Nasa. Ontem (24), o furacão Fiona atingiu com força a costa leste do Canadá e 500.000 lares ficaram sem luz. As autoridades canadenses informaram que o fenômeno foi rebaixado a tempestade pós-tropical, mas ainda provocava ventos de 120 km/h às 17h GMT e se deslocava a uma velocidade de 37 km/h para nordeste.
‘Grandes ondas atingiram a costa leste da Nova Escócia e o sudoeste da Terra Nova, e podem ultrapassar 12 metros‘, observaram as autoridades. Duas mulheres foram levadas em Channel-Port aux Basques, na província de Newfoundland, de acordo com um porta-voz da polícia. Uma das duas vítimas, arrastada após o desabamento de sua casa, foi socorrida e hospitalizada, e a outra continua desaparecida.
Fiona matou quatro pessoas em Porto Rico no início da semana, segundo a imprensa americana, enquanto uma morte foi relatada no departamento ultramarino francês de Guadalupe, e duas, na República Dominicana.
Em Porto Rico, que ainda tenta se recuperar da devastação causada pelo furacão María, há cinco anos, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência. Além disso, a Fema, a agência federal para gestão de desastres dos Estados Unidos, planeja enviar mais centenas de membros de seu pessoal para a ilha, que sofreu apagões, deslizamentos de terra e inundações.
Na República Dominicana, o presidente Luis Abinader declarou estado de desastre natural em três províncias do leste do território. O Furacão passou pelo local na segunda-feira (19) e provocou muitos estragos após as chuvas.
Nasa cancela lançamento por tempestade tropical
A Nasa cancelou o lançamento que estava programado para terça-feira (27) da missão não tripulada à Lua Artemis 1 devido à tempestade tropical Ian, que deve se fortalecer à medida que se aproxima da Flórida. O anúncio foi feito ontem (24) pela agência espacial americana.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) indicou que Ian vai se ‘intensificar rapidamente‘ no fim de semana, enquanto se move em direção à Flórida, sede do Centro Espacial Kennedy, de onde o foguete gigante SLS (Sistema de Lançamento Espacial) será lançado. Hoje (25), a equipe da Artemis 1 decidirá se devolve o foguete ao prédio de montagem.O SLS pode suportar rajadas de vento de até 137 quilômetros por hora. Mas se for guardado, perderá a janela de lançamento atual, que vai até 4 de outubro.
A missão Artemis 1 busca testar o SLS, que levará a cápsula Orion, que desta vez não será tripulada, exceto por manequins, em preparação para futuras viagens à Lua com humanos a bordo. (Da Redação com AFP)