Papa vai ao norte da Itália celebrar 90 anos da prima
No fim de semana, o papa Francisco visitará Asti, no Piemonte, norte da Itália
O papa Francisco visitará Asti, no Piemonte, norte da Itália, neste fim de semana, para comemorar o aniversário de 90 anos de sua prima, na região de onde seus pais partiram para emigrar para a Argentina - informou o Vaticano nesta quarta-feira (19).
"Na tarde de sábado, 19 de novembro, por ocasião do aniversário de 90 anos de sua prima, o Santo Padre viajará para Asti para uma visita privada, durante a qual se reunirá com seus familiares", disse o porta-voz do Papa Matteo Bruni.
Segundo ele, trata-se de uma visita especial e íntima, dedicada aos seus familiares italianos, que já convidaram-no em várias ocasiões desde que foi eleito em 2013 para o trono de Pedro.
No domingo, 20 de novembro, o papa presidirá a missa na catedral de Asti diante da comunidade local e, à tarde, retornará para o Vaticano.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em uma família modesta do bairro de Flores, em Buenos Aires, filho de trabalhador ferroviário e de uma dona de casa, aos 22 anos ingressou na Companhia de Jesus, onde se formou em Filosofia.
O ramo paterno da família do papa Jorge Mario Bergoglio continua vivendo nessa região do norte da península, onde tem várias primas. Algumas delas moram em Portacomaro, na província de Asti.
O pai de Jorge Mario Bergoglio, Mario, e seus avós, Juan e Rosa, emigraram para a Argentina em fevereiro de 1929. A família procedia da pequena burguesia, dedicada ao comércio. O pai do papa era contador e havia trabalhado no Banco da Itália, em Turim. Quando chegou à Argentina, dedicou-se à empresa familiar. Com a crise econômica, teve de fechar e acabou trabalhando em uma empresa de transporte. (AFP)