Moradores de Kherson são orientados a sair
A administração regional pró-Kremlin, em Kherson, incentivou civis a usarem travessias de barco para o interior do território controlado pela Rússia. As autoridades russas citaram uma ameaça de bombardeios e ataques do exército ucraniano.
Kherson está nas mãos da Rússia desde os primeiros dias da guerra de quase 8 meses. A cidade é a capital de uma região de mesmo nome, uma das quatro que o presidente russo, Vladimir Putin, anexou no mês passado e decretou lei marcial na última quinta-feira.
Na sexta-feira, forças ucranianas bombardearam posições russas em toda a província, visando rotas de reabastecimento das forças pró-Kremlin no rio Dnieper. O movimento seria a preparação de um esforço final para recuperar a cidade. A Ucrânia retomou algumas cidades no norte da região desde o lançamento de sua contraofensiva no final de agosto.
Autoridades russas instaladas na cidade tentavam transformar Kherson -- um objetivo primordial para ambos os lados por causa de suas principais indústrias e portos -- em uma fortaleza ao mesmo tempo em que tiveram de realocar milhares de moradores. (Estadão Conteúdo e AFP)