Covid na China: trabalhadores deixam fábrica de iPhones por restrições
Os trabalhadores da fábrica da Foxconn de Zhengzhou, no centro da China, parecem ter saído da cidade para evitar as restrições para combate à Covid-19
Os trabalhadores da fábrica da Foxconn de Zhengzhou, no centro da China, parecem ter saído da cidade para evitar as restrições para combate à Covid-19, com muitos viajando a pé por dias depois que um número desconhecido de funcionários ficou em quarentena na instalação devido a um surto de vírus.
Vídeos que circulam nas plataformas de mídia social chinesas mostraram pessoas que supostamente são trabalhadores da Foxconn subindo cercas e carregando seus pertences pela estrada. A fábrica da Foxconn em Zhengzhou é uma das maiores da China que montam produtos para a Apple, incluindo seus mais recentes dispositivos iPhone 14.
Nem todos os vídeos que mostravam trabalhadores supostamente saindo da instalação puderam ser verificados. Não está claro se os trabalhadores que deixaram a instalação escaparam ou se foram autorizados a sair. A Foxconn não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Voluntários de vilarejos próximos distribuíram alimentos e bebidas para os trabalhadores. A mídia local diz que os trabalhadores da Foxconn reclamaram da má qualidade dos alimentos e da falta de assistência médica para aqueles que testaram positivo em meio a preocupações crescentes de que a infecção possa estar se espalhando. A empresa negou rumores de que 20 mil pessoas na fábrica haviam sido infectadas por Covid-19.