EUA divulga vídeo de colisão de caça com drone no Mar Negro; vídeo
Rússia nega ser responsável pelo incidente em que, segundo os Estados Unidos, a hélice do drone foi danificada, ocasionando a queda no mar
Os Estados Unidos divulgaram um vídeo nesta quinta-feira (16) que supostamente mostra que a interceptação de um drone americano por caças russos sobre o Mar Negro foi “insegura” e “pouco profissional”. A Rússia, por sua vez, nega ser responsável pelo incidente, em que segundo os Estados Unidos, a hélice do drone foi danificada, o que ocasionou sua queda no mar.
De acordo com o Exército americano, o vídeo de 42 segundos foi editado para manter seu caráter sequencial, mas ainda mostra uma aeronave Su-27 se aproximando do drone MQ-9 Reapers, liberando combustível à medida que passa. Em seguida, o caça russo faz outra passagem e despeja combustível novamente.
O vídeo é interrompido por 60 segundos devido à colisão do avião russo com o drone dos EUA, segundo os militares americanos. Quando as imagens voltam, nota-se que o drone perdeu parte da hélice. A Rússia reconhece que seus caças detectaram o dispositivo, mas nega ter causado o acidente.
Segundo o Pentágono, o drone realizava uma missão de rotina quando foi interceptado de forma “imprudente” e “pouco profissional”. É a primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia que um país da Otan reconhece a perda de equipamentos autônomos nesta região. (AFP)