Protesto bloqueia entrada do Museu do Louvre, na França

A entrada dos turistas foi impedida depois que representantes sindicais votaram pelo fechamento do Louvre

Por Cruzeiro do Sul

Manifestantes deixaram turistas frustrados em Paris

Manifestantes iniciaram na manhã de ontem (27), um protesto contra a reforma da Previdência na França em frente ao Museu do Louvre. A ação bloqueou a entrada de visitantes, impedindo que centenas de turistas visitem um dos principais cartões postais do país.

A entrada dos turistas foi impedida depois que representantes sindicais da Confederação Geral do Trabalho (CGT) e das Unidades Democráticas de Solidariedade (Sud) votaram pelo fechamento do Louvre. A famosa pirâmide de vidro ficou repleta de manifestantes, entre eles, funcionários do Museu, que seguravam bandeiras dos sindicatos e cartazes. “Aposentar-se aos 60 anos; trabalhar menos para viver mais tempo”, escreveram os manifestantes em um dos cartazes.

Por outro lado, a manifestação deixou turistas e demais visitantes frustrados. “Isso é ridículo, viemos de todos os lugares do mundo com nossos filhos para visitar um museu e é ridículo que 20 pessoas bloqueiem a entrada”, disse Samuel, um turista mexicano que não informou seu sobrenome.

“Eu realmente entendo a motivação deles, e é justo. Mas todos nós gostaríamos de ver ‘Mona Lisa’”, falou Jane, uma visitante de Londres. A manifestação ocorre um dia antes de uma nova rodada de greves e de marchas por todo o país, a décima desde que os protestos iniciaram, marcada para hoje (28). (AFP)