FBI prende suspeito de vazar documentos
O FBI, a polícia federal americana, fez uma prisão em North Dighton, Massachusetts, numa investigação do vazamento de documentos militares altamente confidenciais sobre a guerra na Ucrânia. Mais cedo, o órgão havia identificado um membro da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts como suspeito do vazamento.
Os investigadores acreditam que o guarda, especializado em inteligência, liderou o grupo de bate-papo na internet onde os documentos foram postados. Eles identificaram o guarda como Jack Teixeira, de 21 anos, de Swansea, Massachusetts.
O governo Biden lutou durante dias para conter as consequências das informações vazadas, que divulgaram possíveis vulnerabilidades nas capacidades de defesa aérea da Ucrânia e expuseram avaliações privadas de aliados em uma série de questões de inteligência.
A Guarda Nacional não confirmou a identidade do suspeito, mas disse em comunicado que estava ciente da investigação sobre o possível “papel que um Guarda Nacional Aéreo de Massachusetts pode ter desempenhado no recente vazamento de documentos altamente confidenciais”. (Estadão Conteúdo)