Twitter remove selo de verificação azul de usuários que não pagam
A rede social também começou a excluir os e "filiado ao Estado" e "financiado pelo governo" das contas de vários meios de comunicação
O Twitter está cumprindo a ameaça de seu dono, Elon Musk, e começou a retirar o sinal azul de usuário verificado de quem não paga por ele. A rede social iniciou a exclusão massiva da marca na quinta-feira (20) e também apagou os rótulos de "filiado ao Estado" e "financiado pelo governo" das contas de vários meios de comunicação.
Musk, que viu seu investimento diminuir desde que comprou o Twitter no final de outubro por US$ 44 bilhões (R$ 233,1 bilhões, nos valores da época), havia prometido se livrar do selo azul de verificação dos usuários. O bilionário chamou o selo de "sistema de senhores feudais e camponeses" e se ofereceu para concedê-lo a qualquer um que pagasse uma assinatura de oito dólares por mês (R$ 40,3, na cotação atual).
Prazos anteriores para a remoção do distintivo azul, usado principalmente por celebridades, jornalistas e políticos, não geraram mudanças. Mas na quinta-feira (20), as contas de alto perfil perderam seus selos de verificação.
Entre os políticos, muitos o perderam, embora alguns tivessem a marca cinza, reservada às contas do governo ou de certas organizações. É o caso de Kevin McCarthy, líder dos republicanos na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
O selo azul, agora, é destinado a quem paga mensalmente para tê-lo, junto com outras vantagens do “Twitter Blue” (mais visibilidade, privilégios técnicos, menos anúncios), como Donald Trump Jr. ou o Dalai Lama. Mas algumas celebridades ainda tinham o selo azul, apesar de não serem assinantes.
Musk explicou que estava "pagando pessoalmente por algumas assinaturas" e esclareceu que era "apenas" para o ator de Star Trek William Shatner, o astro do basquete LeBron James e o escritor Stephen King.
Em outra mudança controversa relacionada ao novo sistema de autenticação, os rótulos cinzas para "afiliado do Estado" e "financiado pelo governo" foram removidos de muitas contas. As marcas não apareceram nas contas da rádio americana NPR, da emissora canadense CBC, da agência oficial de notícias chinesa Xinhua, da russa RT e da espanhola RTVE.
O Twitter, há muito, tempo rotulou contas vinculadas à mídia estatal ou a funcionários do governo, especialmente, da China e da Rússia. Recentemente, no entanto, aplicou esses rótulos a veículos de notícias que receberam financiamento público, mas não são controlados por nenhum governo. Depois disso, a NPR parou de usar o Twitter e a CBC fez o mesmo.
Não ficou imediatamente claro por que alguns rótulos cinzas foram removidos, mas a mudança foi elogiada em alguns setores. "Apoio a remoção do Twitter de todos os rótulos de 'mídia afiliada ao Estado'", tuitou Hu Xijin, ex-editor do tabloide estatal chinês Global Times, cuja conta não era mais rotulada como afiliada ao Estado chinês. (AFP)