Ataques com mísseis matam 26 na Ucrânia
Vários ataques russos com mísseis e drones provocaram pelo menos 26 mortes na Ucrânia, na madrugada de ontem (28). Horas depois, Kiev anunciou uma contraofensiva. “Os preparativos estão chegando ao fim”, afirmou o ministro ucraniano da Defesa, Oleksiy Reznikov, em referência à contraofensiva aguardada há vários meses para tentar retomar territórios ocupados pela Rússia no leste e sul do país.
“O equipamento foi prometido, preparado e parcialmente entregue. Em um sentido amplo, estamos prontos”, acrescentou em uma entrevista coletiva em Kiev, ao falar sobre o envio de material pelos países ocidentais, incluindo tanques, blindados e munições.
Durante a madrugada, vários ataques em larga escala, os primeiros desde o início de março, atingiram várias cidades ucranianas.
Na cidade de Uman, com cerca de 80 mil habitantes, na região central do país, ao menos 23 pessoas morreram quando um míssil atingiu um prédio residencial, informou o governador regional, Igor Taburets. Em Dnipro, no centro-leste, outro ataque deixou dois mortos, uma mulher e um menino de três anos, afirmou o prefeito Boris Filatov. (AFP)