Paraguai realiza hoje eleição para presidente

Por Cruzeiro do Sul

Os paraguaios votam hoje em sua eleição presidencial mais imprevisível, em meio a acusações de corrupção e de infiltração do crime organizado, para escolher entre o economista Santiago Peña, do governista Partido Colorado, e o advogado Efraín Alegre, à frente de um bloco de oposição de centro-esquerda.

Com posições contrárias tanto em temas domésticos quanto de política externa, nas quais Alegre questiona a relações diplomáticas com Taiwan e Peña as defende, ambos concordam, no entanto, no repúdio à legalização do aborto.

O Paraguai é um dos poucos países que mantém vínculos com Taiwan, mas pouco depois da ruptura decidida por Honduras em março, Alegre considerou que essas relações “significam a perda de um dos maiores mercados, que é a China”.

As eleições presidenciais no Paraguai ocorrem em apenas um turno e serão definidas a favor de quem obtiver a maior votação, sem necessidade de maioria absoluta. Os 4,8 milhões de eleitores escolherão também o próximo Parlamento de 45 senadores e 80 deputados, além de 17 governadores. (AFP)