Apoio à Ucrânia opõe líderes da América Latina e Europa
Líderes políticos da América Latina e da União Europeia divergem sobre a inclusão de uma menção de apoio à Ucrânia na declaração final da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a UE. Um texto prévio vem sendo negociado entre diplomatas dos dois lados e enfrenta resistências pelo teor da mensagem favorável à Ucrânia, na guerra contra a Rússia.
Hoje, negociadores dos países envolvidos na cúpula devem se reunir novamente em Bruxelas, para discutir o rascunho do documento, dias antes da realização da cúpula. A cúpula Celac-UE não ocorre há oito anos e deve reunir em Bruxelas, na Bélgica, chefes de Estado e de governo de 60 países O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença.
A comitiva brasileira desembarca em Bruxelas na tarde de domingo, dia 16. No dia 17, o presidente encontra-se primeiro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e depois discursa na abertura de um Fórum de Negócios. O presidente terá encontros bilaterais, ainda, com os presidentes do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu. Ainda no dia 17, Lula participa da sessão de abertura da 3ª Cúpula Celac-UE, da foto de família e a proposta de uma adoção de declaração conjunta da aliança digital entre União Europeia, América Latina e Caribe. (Estadão Conteúdo)