Jovens católicos aclamam o papa Francisco em Lisboa

Por Cruzeiro do Sul

Milhares de jovens usaram bandeiras para saudar o papa

‘Esta é a juventude do papa‘: dezenas de milhares de católicos receberam com emoção o papa Francisco nesta quinta-feira, 3, em seu primeiro grande encontro com os fiéis reunidos em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O tradicional ‘papamóvel‘ transitou entre uma colorida onda de pessoas que esperavam ansiosas em um grande parque no coração da capital portuguesa, agora ocupado pela JMJ e pelo grande dispositivo de segurança que envolve o pontífice.

‘Essa é a primeira vez que vou ver o papa Francisco e estou muito emocionada‘, disse a estudante venezuelana Fiorella Alizo.

Sob o sol do verão europeu, dezenas de milhares de jovens se reuniram ao longo do dia agitando as bandeiras de seus países, dançando e cantando enquanto esperavam pelo papa argentino.

‘Ele diz que fazemos bagunça, que somos jovens, que nos divertimos e causamos confusão”, lembrou Jeremías Jiménez, um estudante de 18 anos de Buenos Aires, fazendo referência a uma famosa frase do primeiro pontífice latino-americano.

Na manhã desta quinta, Francisco relembrou aos jovens ‘a urgência dramática‘ do aquecimento global e defendeu uma ‘ecologia integral‘ durante um encontro com estudantes das Universidade Católica de Lisboa.

É a quarta vez que o pontífice participa do evento. (AFP)