Exigência de visto para EUA, Canadá e Austrália fica para 10 de janeiro

Por Cruzeiro do Sul

A exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos entrarem no Brasil começará a valer em 10 de janeiro de 2024. Segundo o Ministério do Turismo, o prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro deste ano, conforme estabelecida por meio do Decreto 11.515, de 2 de maio de 2023. A mudança foi confirmada na terça-feira (29).

“A medida leva em conta a data da chegada em solo brasileiro, com isso, turistas desses países que vierem ao Brasil até dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto”, acrescenta a pasta.

Conforme o ministério, a medida, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e americanos, teve de ser prorrogada após o acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração.

“Com esse entendimento, houve a necessidade do governo brasileiro realizar ajustes no Decreto 11.515 e também no processo licitatório para a contratação de empresa que oferecerá serviço de vistos eletrônicos para nacionais daqueles países”, disse o ministério. (Estadão Conteúdo)