Passagem de Rafah será aberta hoje

Por Cruzeiro do Sul

Guterres pede acesso humanitário duradouro em Gaza

A passagem fronteiriça de Rafah, único ponto de trânsito para a Faixa de Gaza não controlado por Israel, será aberta hoje (20) para permitir a passagem de ajuda humanitária para o território palestino bombardeado por Israel há 13 dias. O anúncio foi feito ontem (19) por um veículo da mídia próximo dos serviços de inteligência egípcios.

Citando “fontes”, o canal AlQahera News afirma que “Rafah abrirá amanhã (hoje)”, sem dar mais detalhes. Na quarta-feira (18) à noite, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse ter obtido um compromisso de seu homólogo egípcio para que “até 20 caminhões” atravessem essa passagem. O número é considerado insuficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu ontem, no Cairo, a criação de um “acesso humanitário rápido e sem obstáculos” para levar ajuda a Gaza, instando um “cessar-fogo humanitário imediato” na guerra entre Israel e Hamas.

“Precisamos de comida, água, combustível e medicamentos agora. São necessários em grande escala e de forma duradoura”, disse Guterres. “Não se trata de uma pequena operação (...), os trabalhadores humanitários devem poder levar ajuda e distribuí-la de forma segura” na Faixa de Gaza, acrescentou em coletiva de imprensa.

Os palestinos bloqueados na Faixa de Gaza aguardam desesperados a chegada de ajuda humanitária através do Egito, incluindo água e comida. (AFP)