Finlândia fecha postos na fronteira russa

Por Cruzeiro do Sul

O primeiro-ministro da Finlândia anunciou na terça-feira (28), que fechará a última passagem da fronteira com a Rússia que ainda estava aberta. A medida é uma tentativa de frear a passagem de uma onda de migrantes provocada, segundo o primeiro-ministro finlandês Petteri Orpo, por Moscou.

“O governo decidiu hoje fechar todas as passagens de fronteira na fronteira oriental”, informou Orpo, em entrevista coletiva. A ministra do Interior, Mari Rantanen, indicou que o fechamento entraria em vigor na noite de ontem (29) e durará até 13 de dezembro.

O país nórdico já tinha fechado sete dos oito postos de controle na sua fronteira de 1.340 quilômetros com a Rússia nas últimas semanas, após um aumento nas chegadas de migrantes do Oriente Médio e da África desde agosto. No período, a Finlândia registrou quase mil solicitantes de asilo na fronteira com o território russo. Os requerentes são provenientes de países como Eritreia, Etiópia, Iraque e Paquistão. Na semana passada, Orpo acusou a Rússia de organizar uma “ação sistemática e organizada”. (Estadão Conteúdo)