Milei recebe enviada dos EUA e rei da Espanha

Por Cruzeiro do Sul

Rei Felipe se encontrou com presidente eleito da Argentina

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, manteve ontem (9) reuniões com o rei Felipe VI da Espanha e a enviada da Casa Branca, antes de sua posse neste domingo. A Casa Real espanhola publicou fotos do encontro, sem divulgar detalhes da agenda. Milei também se reuniu com Jennifer Granholm, secretaria de Energia dos Estados Unidos, país que o presidente eleito vê como modelo.

“Conversaram sobre as prioridades compartilhadas entre ambos os países na defesa dos direitos humanos, nos investimentos em energia limpa, e na cooperação regional e multilateral”, indicou a embaixada americana em Buenos Aires.

A equipe de Milei -- que tomará posse hoje no Congresso -- não divulgou informações sobre sua agenda de ontem, que também incluiu uma reunião com o presidente paraguaio, Santiago Peña.

No poder desde agosto, Peña se mostrou entusiasmado, pois ambos “têm uma visão muito similar”. “Queremos trabalhar estreitamente com o novo governo”, disse Peña a repórteres nas imediações do hotel onde Milei se instalou desde que venceu as eleições.

Também estavam previstos para ontem encontros de Milei com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán e os chanceleres de Peru, Equador e Chile.

Na sexta-feira, Milei recebeu o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, convidado para a posse. O presidente Lula, por sua vez, não viajará a Buenos Aires e o chanceler Mauro Vieira vai representá-lo na cerimônia. (AFP)