UE admite impacto econômico com tensão no Mar Vermelho

Por Cruzeiro do Sul

A União Europeia (UE) está preocupada com o impacto econômico das tensões no Mar Vermelho, em particular com seu possível efeito sobre os preços da energia, disse o Comissário Europeu para Economia, Paolo Gentiloni, nesta segunda-feira, 15.

‘Sabemos que estamos começando este ano com um crescimento moderado, algumas boas notícias sobre o mercado de trabalho, mas também uma crescente preocupação com os riscos relacionados às tensões geo políticas‘, afirmou Gentiloni antes de uma reunião de ministros da Fazenda da UE.

Segundo Gentiloni, ‘o que está acontecendo no Mar Vermelho parece, no momento, não ter conse quências sobre os preços da energia e a inflação‘.

‘Devemos seguir isso muito de perto, porque essas con sequências podem se materializar nas próximas semanas‘, acrescentou.

As tensões aumentaram nos últimos dias no Mar Vermelho, onde os rebeldes huthis do Iêmen, um grupo aliado ao Irã, lançam ataques contra navios mercantes vinculados a Israel, em solida riedade com os palestinos de Gaza.

Em resposta, Estados Unidos e Reino Unido lançaram uma série de bom bardeios contra as posições dos huthis no Iêmen na sexta-feira e no sábado. (AFP)