Coreia do Norte testa drone subaquático com arma nuclear

Por Cruzeiro do Sul

O ditador Kim Jong-un inspeciona instalações militares

A Coreia do Norte informou, ontem (19), que testou um “sistema de armamento nucleares submarino” em resposta aos exercícios navais conjuntos de Washington, Seul e Tóquio, envolvendo um porta-aviões nuclear americano.

Os exercícios “ameaçavam seriamente a segurança” do Norte, por isso, em resposta, Pyongyang “fez um importante teste de seu sistema de armamento nuclear submarino Haeil-5-23‘, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa feito pela agência de notícias estatal KCNA.

Não foi revelada a data exata do teste, mas a agência disse ter garantido que sua “postura de contra-ataque submarino baseada em armas nucleares está se aperfeiçoando ainda mais.”

No ano passado, o isolado país comunista já havia anunciado a realização de vários testes de um suposto drone submarino de ataque nuclear (uma versão diferente do Haeil) que poderia desencadear “um tsunami radioativo”. À época, analistas duvidaram de que Pyongyang tivesse esse tipo de armamento.

Esta semana, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão fizeram exercícios navais ao longo da costa da ilha de Jeju que, segundo os países aliados, seria uma resposta ao lançamento de um míssil hipersônico, por parte da Coreia do Norte, no domingo (14).

As manobras mobilizaram nove navios dos três países, incluindo o porta-aviões americano “USS Carl Vinson”. (AFP)