Israel liberta dois reféns de origem argentina em Gaza
Israel anunciou ontem (12) que libertou dois reféns de origem argentina em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. A operação noturna deixou uma centena de mortos, segundo o Hamas.
‘Em uma operação durante a noite em Rafah, dois reféns israelenses, Fernando Marman (60 anos) e Louis Har (70) foram resgatados”, indicou uma declaração do governo israelense.
A presidência argentina confirmou a informação e a identidade dos dois libertados. O presidente Javier Milei agradeceu às forças de segurança israelenses na rede social X “por terem concluído com sucesso o resgate” de Marman e Har.
Sequestrados no kibutz Nir Yitzhak, os dois homens foram transferidos para o centro médico Sheba em Ramat Gan e estão em condições estáveis.
As forças israelenses invadiram com explosivos o segundo andar de um prédio onde esses prisioneiros estavam mantidos, “abriram fogo contra alvos próximos e libertaram os reféns”, informou o exército de Israel.
O Ministério da Saúde do Hamas relatou “cerca de 100 mortos” em um ataque, incluindo bombardeios contra vários edifícios em Rafah.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reafirmou ontem a sua determinação em derrotar o Hamas. “Só a pressão militar contínua, até a vitória completa, levará à libertação de todos os nossos reféns”, disse ele.
As autoridades israelenses estimam que 130 reféns ainda estão em território palestino e que 29 deles morreram. (AFP)