Milei se reúne com papa Francisco no Vaticano
O presidente argentino, Javier Milei, conversou ontem (12) por mais de uma hora com seu compatriota papa Francisco no Vaticano, em uma reunião com o objetivo de estreitar relações entre estes dois líderes de ideologias opostas.
Em um encontro com alfajores (doce típico argentino), o pontífice e o presidente estiveram reunidos por uma hora e dez minutos no Palácio Apostólico, um dia após terem se encontrado pela primeira vez no Vaticano e de trocarem abraços na ocasião da canonização da beata Maria Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula (1730 -1799) e primeira santa argentina.
Em tom mais formal, o encontro teve como foco a tentativa de estreitar a relação entre ambos após os insultos que Milei proferiu a Francisco no passado.
Uma das principais questões abordadas foi a grave crise econômica enfrentada pela Argentina, onde 40% da população vive na pobreza e, segundo o FMI, haverá uma recessão ainda este ano. O país registrou uma inflação acima de 200% no final de 2023.
A pauta econômica também foi assunto de seu encontro com Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, após se reunir com Francisco.
“Durante as conversas cordiais na Secretaria de Estado”, foi discutido detalhadamente “o programa do novo governo para enfrentar a crise econômica” na Argentina, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.
O Vaticano não comentou sobre a possível viagem de Francisco este ano à Argentina, país natal que não visita desde que foi eleito chefe da Igreja Católica em 2013. (AFP)