Astronautas ’presos’ devem retornar no final de julho
Dois astronautas que deveriam estar de volta à Terra há semanas disseram que estão confiantes de que a cápsula espacial da Boeing poderá devolvê-los em segurança, apesar de falhas técnicas anteriormente detectadas.
Os pilotos de teste da Nasa, Butch Wilmore e Suni Williams, foram lançados a bordo da nova cápsula Starliner da Boeing no início do mês passado, sendo as primeiras pessoas a pilotá-la.
Vazamentos de hélio e falhas no propulsor quase atrapalharam sua chegada à Estação Espacial Internacional e os mantiveram lá por muito mais tempo do que o planejado. Agora, segundo as autoridades, o retorno pode ocorrer apenas no final de julho.
Em sua primeira entrevista coletiva em órbita, a dupla disse que espera retornar assim que os testes do propulsor forem concluídos. Eles disseram que não estão reclamando do tempo extra em órbita e que estão gostando de ajudar a tripulação da estação.
O diretor do programa de tripulação comercial da Nasa, Steve Stich, disse que o retorno dos astronautas da Starliner será no final de julho. A meta é trazê-los de volta à Terra antes que a SpaceX entregue uma nova tripulação na estação especial em meados de agosto.
A Boeing e a Nasa consideram os testes em solo essenciais para determinar o que pode ter dado errado com a cápsula. (Estadão Conteúdo)