OMS declara mpox nova emergência internacional

Por Cruzeiro do Sul

Diretor-geral Tedros Adhanom fez ontem o anúncio oficial

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola do macaco (mpox) como uma emergência internacional de saúde pública, seu maior nível de alerta.

“Hoje (ontem) o comitê de emergência se reuniu e me comunicou que, na sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional. Aceitei essa recomendação”, declarou o diretor-geral da agência sanitária da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“É uma situação que deveria preocupar todos nós”, acrescentou, durante uma coletiva de imprensa. O chefe da OMS é o único que pode decretar uma emergência desse tipo, com a assessoria de um comitê de especialistas.

Os 15 membros desse comitê consideraram que os critérios para declarar uma emergência internacional de saúde pública foram cumpridos, explicou o presidente do grupo, Dimie Ogoina.

O organismo da ONU já havia tomado uma decisão similar em 2022, quando ocorreu um surto mundial de varíola do macaco causada por uma cepa conhecida como clade IIb.

Mas a epidemia atual, originária da República Democrática do Congo (RDC) e limitada à África até agora, tem suas próprias características.

A agência sanitária da União Africana declarou na terça-feira (13) uma emergência de saúde pública, em resposta à crescente epidemia de Mpox no continente. Um total de 38.645 casos foram registrados em 16 países africanos desde janeiro de 2022, com 1.456 mortes. (AFP)

 

 

Mpox | OMS