Furacão Milton deixa ao menos 10 mortos na Flórida

Tornados se formaram e destruíram casas na costa oeste da península

Por Cruzeiro do Sul

Ventos deixaram um cenário de destruição em Fort Pierce

O furacão Milton varreu a região central da Flórida de leste a oeste entre a quarta-feira (9) e madrugada de ontem (10), provocando enchentes e tornados mortais, duas semanas após a passagem de outro ciclone devastador.

O governo federal relatou pelo menos 10 mortes provocadas pelo furacão. “Em nossa opinião, essas mortes foram causadas pelos tornados” que se formaram devido ao Milton, disse ontem o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas. “Essa tempestade produziu muitos tornados”, confirmou o governador Ron DeSantis.

O furacão que deixou a Flórida para trás e está nas águas do Atlântico, também “causou inundações em lugares como Daytona Beach e Saint Augustine” na costa leste da península, disse o governador, mas também no coração da Flórida, como Orlando, onde os parques temáticos da Disney World permaneceram fechados por precaução. No entanto, o pior cenário possível parece ter sido evitado, especialmente na costa oeste.

DeSantis observou que o furacao diminuiu de intensidade e mudou ligeiramente de curso antes de atingir a costa.

Em um vídeo publicado ontem, o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, disse estar “entristecido pela devastação” causada. O ex-presidente, que reside na Flórida, disse que reza com sua esposa Melania pelas pessoas afetadas pelo furacão.

Autoridades do condado de Martin, na Flórida, afirmam que houve feridos e dezenas de casas foram danificadas por ventos fortes, chuva intensa e tornados. Antes mesmo de tocar o solo, o furacão provocou uma série de tornados na parte central do Estado, onde está localizada a cidade de Orlando, e no sudeste.

Imagens da ventania viralizaram nas redes sociais. Segundo autoridades, diversas mortes foram registradas numa comunidade de aposentados na cidade de Fort Pierce durante a onda de tornados, mas ainda não foram divulgadas mais informações nem o número de vítimas.

Autoridades informaram que esforços de busca e resgate estavam ontem em andamento na Flórida depois que tornados perigosos devastaram a região. Três escritórios do Serviço Nacional de Meteorologia da Flórida em Miami, Tampa e Melbourne emitiram mais de 130 alertas de tornado associados ao furacão Milton. (AFP e Estadão Conteúdo)