Casos confirmados de sarampo em Sorocaba chegam a 33 em 2019
Os casos de sarampo em Sorocaba subiram de 26 para 33 em 2019. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (23) pela Secretaria Municipal da Saúde (SES).
O aumento foi de 26,92% em relação ao Boletim Epidemiológico anterior, divulgado em 10 de setembro. Todos os casos foram confirmados por exame laboratorial.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, 174 casos foram notificados na cidade. Desse total, 87 aguardam resultados e 54 foram descartados.
A pasta reforça que a vacina é a melhor forma de prevenção da doença. “É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, exantema (manchas vermelhas no corpo) associados a sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema até 4 dias após)”, orienta a SES.
Dengue chega a 1.041 casos
De acordo com a SES, Sorocaba registrou 1.041 casos confirmados de dengue. Entre eles, 886 são autóctones, 106 importados e 49 indeterminados.
Também foram registrados 77 casos de chikungunya e um importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.
Foi confirmado um óbito por dengue ocorrido em junho, sendo a paciente do sexo feminino de 54 anos, sem comorbidades. “No momento estamos no período intersazonal, quando é esperado a redução e até interrupção de casos confirmados”, diz. (Ana Cláudia Martins, com informações da Prefeitura de Sorocaba)
[irp posts="95357" ]