Animações são destaque da primeira semana do ano nos cinemas

Destaque para Wish, a nova aposta dos estúdios Disney

Por Thaís Marcolino

Asha e Valentino garantem os bons momentos da animação da Disney

A primeira programação dos cinemas de 2024 aposta em duas animações que devem agradar mais ao público infantil. A estratégia das cinematográficas tem a ver com o período de férias, que deve se estender até o final deste mês. Os escolhidos para tal são ‘Wish: O Poder dos Desejos‘ e ‘Patos!‘. Porém, a relação não tão fofa entre um cão e o ser humano é a proposta do roteiro do francês ‘Dogman‘, que também estreia hoje (4).

O primeiro lançamento do ano da Disney vem sendo um dos mais esperados e promissores pelos especialistas do setor. ‘Wish‘ é um filme que faz parte das celebrações do centenário do estúdio americano, ocorrido no ano passado. A animação busca mostrar como surgiu a estrela cadente, responsável por realizar os pedidos de vários outros personagens da marca como, por exemplo, Pinóquio.

A alusão a obras anteriores é um dos pontos destacados pela crítica. Entre eles está o laçarote lilás usado pela Fada, em Cinderela; os sete amigos da personagem principal, que tem trejeitos dos sete anões, da Branca de Neve e, por fim, a ‘estrela do desejo‘ que têm expressões faciais que lembram às do Mickey.

Na trama, Star (como é chamada), surge depois que a mocinha Asha pede aos céus ajuda para lidar com o Rei Magnífico, um vilão feiticeiro que recolhe os desejos dos cidadãos do Reino das Rosas e realiza apenas aqueles que ele quer.

Por ser uma comédia musical, no Brasil, na lista de dubladores estão os cantores Xande de Pilares, Di Ferrero, Solange Almeida e Alcione. Os artistas dão vozes aos personagens na música ‘Você é uma estrela‘, que conta com um espetáculo da protagonista Asha e seu bode de estimação, Valentino. No elenco estão, ainda, Marcelo Adnet e Evelyn Castro.

Patos!

Mack, Pam, Dax e Gwen são patos e decidem deixar a segurança de um lago da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, para se aventurar na Jamaica. No entanto, seus planos são frustrados quando eles se perdem e acabam na cidade de Nova York.

Esse é o enredo de ‘Patos!‘, que já estava disponível nas salas de cinema em pré-estreia no fim de semana. A animação, engraçada e reflexiva, já conseguiu ultrapassar a marca de US$100 milhões nas bilheterias mundiais.

A produção da Universal Pictures, em parceria com a Illumination registrou um aumento de 36% de público no último final de semana de 2023 nos Estados Unidos. A média alcançada por lá também gera expectativa para o setor nacional.

A direção da animação fica a cargo de Benjamin Renner e Guylo Homsy. Na dublação brasileira, Ary Fontoura, Priscila Amorim, Sérgio Stern, Sam Vileti e Melinda Said são alguns dos artistas convidados.

Drama

Caleb Landry Jones (de Corra! e ‘Ex-man: Primeira Classe), estrela o drama francês ‘Dogman‘. O longa tem direção e roteiro de Luc Besson.

Situada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a produção conta a história de Douglas Munrow, um homem que foi abusado por seu pai e encontrou no companheirismo dos cachorros um refúgio para lidar com os traumas de seu passado. Mas Doug e seus cães estão bem longe de uma mera história de ‘melhor amigo do homem‘: ele treinou os animais para que o ajudem a cometer uma série de crimes e defendê-lo contra seus piores inimigos.

À primeira vista o longa aparenta ser uma produção fofa por contar a relação entre cão e homem, o que pode render algumas cenas engraçadas, mas no desenrolar da trama, a situação se altera totalmente. ‘Dogman‘ está longe de ser classificada como comédia, mas possui cenas engraçadas. O problema é que o cômico e o trágico andam de mãos dadas, a ironia é a irmã bem-humorada da desgraça e isso o filme consegue apresentar‘, opiniou Vika Rosa, do portal IGN. Os críticos do Rotten Tomatoes -- um dos principais sites especializados em cinema -- deram nota 5.7 para a produção. (Thaís Marcolino)