Homem é flagrado tentando furtar placa de monumento

Polícia Civil vai apurar, inclusive, a participação dele em outros crimes desse tipo no município

Por Cruzeiro do Sul

Guardas abordaram o homem, de 33 anos, por volta das 3h

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na madrugada desta quinta-feira (14), um homem, na região central da cidade, após ele ser flagrado pelo sistema de videomonitoramento, tentando furtar a placa do monumento de Baltazar Fernandes, no Largo de São Bento. O caso foi apresentado na Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da zona norte e a Polícia Civil vai apurar, inclusive, a participação dele em outros crimes desse tipo no município.

Segundo a Prefeitura, ao constatar a tentativa de furto, a equipe do Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) da GCM imediatamente acionou a viatura, cujos Guardas abordaram o suspeito, de 33 anos, por volta das 3h. Na ocasião, ele tentava retirar a placa de metal do monumento histórico.

Em um primeiro momento, o homem se identificou com nomes diferentes do dele. Nada de ilícito foi encontrado. Com ele havia apenas uma espécie de vareta de metal, que utilizava na tentativa de cometer o crime. O homem admitiu aos GCMs que teria cometido outros furtos semelhantes.

Na DPP, o delegado de plantão determinou o indiciamento do homem, por flagrante de tentativa de furto e de destruição de patrimônio cultural, uma vez que se trata de bem especialmente protegido por legislação, conforme estabelece o artigo 62 da LEI nº 9.605/98.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) forneceu as imagens do sistema de monitoramento da GCM à Polícia Civil para auxiliar na investigação, a fim de apurar, também, a participação do indiciado em outros delitos. O acusado permaneceu detido, à disposição da Justiça, para encaminhamento ao sistema prisional. (Com informações da Secom Sorocaba)