Toyota em Sorocaba vai fabricar novo carro e investirá R$ 1 bilhão
*Atualizada às 9h30
A Toyota investirá R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba. O objetivo será produzir um novo modelo de carro. O veículo deverá ser comercializado em 2021.
Segundo a Toyota, aproximadamente 300 trabalhadores serão contratados em Sorocaba. A ideia é ampliar a produção local, onde já são feitos os modelos Etios e Yaris.
O novo investimento foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (19) pela Toyota, que não deu detalhes sobre o projeto. Tudo indica que o novo automóvel seja um SUV compacto.
A informação já havia sido adiantada pelo Cruzeiro Motor no final de agosto. Na ocasião, informações indicavam ajustes na linha de produção que estavam sendo feitos desde o início do ano.
[irp posts="114621" ]
A escolha de Sorocaba está relacionada ao projeto inicial dessa fábrica, que já considerava a possibilidade de expansão, bem como a facilidade logística dos fornecedores.
O anúncio foi feito em Nagoia, no Japão, por Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, e Massahiro Inoue, CEO da empresa para a América Latina.
Participaram do evento o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.
Toyota em São Paulo
A primeira operação da empresa fora do Japão foi estabelecida no Brasil, há 61 anos. São três fábricas no Estado de São Paulo - em Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo
Há também um centro de distribuição de peças em Votorantim. A empresa possui, ainda, 236 concessionárias distribuídas pelo País.
Em 2018, a Toyota foi a segunda maior produtora de automóveis no país. Desde 2013, a operação no Brasil também exporta automóveis para outros seis países da América Latina.
Demissões no terceiro turno
Em junho, a Toyota encerrou o terceiro turno em Sorocaba e Porto Feliz e demitiu cerca de 740 funcionários. Na época, foram encerrados contratos temporários estabelecidos quando o turno foi criado, no final do ano passado.
A principal causa das demissões foi o fraco desempenho nas exportações da marca. A queda teria sido influenciada pela crise da Argentina, o maior importador dos automóveis brasileiros da Toyota. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo e Governo do Estado de São Paulo)