O avanço dos carros chineses
São Paulo, 10 (AE) - A chegada ao Brasil da Coronavac, vacina contra a Covid que é fruto da parceria entre o laboratório Sinovac Biotech, de Pequim, e o Instituto Butantan, de São Paulo, reavivou infundado preconceito contra produtos da China. E, se no caso de medicamentos isso não tem validação, em relação a automóveis faz ainda menos sentido.
Essa visão surgiu quando muitos produtos “made in China” que chegavam ao País eram cópias de mercadorias de marcas consagradas e/ou tinham baixa qualidade. “No começo dos anos 1980, a indústria manufatureira predominava na China com produtos baratos e de baixo valor”, diz o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso. Por isso, muitos brasileiros ficaram céticos com relação a tudo que vinha de lá.
Nesses 30 anos, muita coisa mudou. Os Chevrolet Onix e Tracker, por exemplo, foram desenvolvidos no país asiático. O Ford Territory vem de lá, assim como os Volvo XC60 e XC90.
A própria Caoa Chery comprova essa mudança. De marca inexpressiva quando atuava sozinha no Brasil, a Chery passou a ter carros desejados após evoluir em seu país de origem e, sobretudo, ter a operação brasileira adquirida pela Caoa.
Agora, a marca oferece carros para lá de modernos. Como por exemplo o sedã elétrico Arrizo 5e e o Tiggo 8, único SUV médio com sete lugares feito no Brasil.
Trata-se de uma mudança e tanto. O Effa M100, primeiro carro chinês à venda no País, chegou em 2007 e chamava a atenção pelo motor fraco (1.0 de 47 cv) e a baixa qualidade. Já o Lifan 320, cópia descarada do inglês Mini Cooper, não ajudou a melhorar a imagem dos carros importados da China.
Em 2011, a JAC Motors mudou esse paradigma. O forte investimento em marketing incluiu o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda. O J3 (hatch e sedã) tinha desenho assinado pelo estúdio italiano Pininfarina, responsável pelas linhas de modelos de marcas como Ferrari, Maserati, Cadillac e Peugeot.
Mas a situação se complicou quando, no mesmo ano, o governo aumentou em 30 pontos porcentuais o imposto sobre carros importados. Foi um duro golpe para as marcas em geral e quase mortal para as chinesas.
Para piorar, em 2013 um estudo da consultoria JD Power apontou que a média de defeitos em carros chineses vendidos no Brasil era maior do que a de outras marcas. Como resultado, dispararam o preço do seguro e também a desvalorização.
Reviravolta
Nesse meio tempo, a China investiu em ciência e capacitação profissional. Também ofereceu parceria a marcas consagradas, que compartilharam suas tecnologias em troca do ingresso no gigantesco mercado chinês. A união da já consolidada indústria manufatureira com o aprimoramento de novas tecnologias levou a China a outro patamar. A potência mundial foi responsável por exportar peças de automóveis para a maioria das marcas. “Praticamente todo componente eletrônico vem da China. Eles têm nível de qualidade e tecnologia para exportar para o mundo inteiro”, diz Paulo Garbossa, consultor da ADK Automotive.
Diretor de conteúdo do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Tulio Cariello diz que a importação de peças e acessórios automotivos movimentou cerca de US$ 700 milhões (algo como R$ 3,8 bilhões) entre janeiro e outubro de 2020.
O SUV Taos, que a Volkswagen lançará neste semestre no Brasil, é “irmão” do sino-alemão Tharu. Na China, a GM desenvolveu a GEM, plataforma para mercados emergentes que deu origem aos atuais Chevrolet Onix e Tracker, por exemplo. Embora componentes tenham sido desenvolvidos no Brasil, várias tecnologia e peças desses carros vêm da China.
Reinvenção
A JAC (que passa por recuperação judicial) e a Chery, adquirida pela Caoa em 2017, definiram estratégias próprias para crescer. A Caoa Chery passou a produzir no Brasil modelos como os SUVs Tiggo 2, 5, 7 e 8, além dos sedãs Arrizo 5 e 6. As fábricas ficam em Jacareí (SP) e Anápolis (GO).
“O mercado chinês começou a crescer muito rápido, assim como o poder de compra dos chineses. Com isso, as fabricantes conseguiram agregar tecnologia e valor aos automóveis”, diz Alfonso.
Com essa mudança, os carros da Caoa Chery mantiveram a ampla oferta de equipamentos, algo comum nos carros chineses, na mesma faixa de preço de rivais mais simples.
Elétricos
A JAC, que já havia mudado o foco para os SUVs, vem dando outra importante guinada nos negócios. Agora, a marca mira os carros elétricos e já tem cinco modelos do tipo no País. O destaque é a T8, primeira picape do gênero no mundo.
A iniciativa aponta para uma tendência que deve se consolidar nos próximos anos. Embora o número de emplacamentos ainda seja reduzido -- em 2020 foram vendidos só 857 modelos elétricos no Brasil --, pela primeira vez o segmento obteve 1% de participação de mercado. E só vai crescer. Para Habbib, ainda há vários desafios, como o dólar alto e a falta de incentivos fiscais.
Em 2019, a Caoa Chery registrou seu melhor ano de vendas no País, com 20.182 unidades e o equivalente a 0,89% do mercado. Em 2021, a empresa pretende vender 34 mil veículos.
A JAC Motors também teve em 2011 seu melhor ano no Brasil. Foram 23.747 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias.
Há outras 20 marcas chinesas do setor de veículos catalogadas pela CEBC. Dessas, Cariello destaca a BYD, que opera no segmento de eletrificação e produz de painéis solares a carros, vans e até ônibus elétricos. (Estadão Conteúdo)