O Fiat Cinquecento está de volta. Com a carga toda!

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A segunda geração do Fiat 500 serviu de inspiração para o 500-E, o primeiro carro elétrico da Fiat. Crédito da foto: Divulgação

A segunda geração do Fiat 500 serviu de inspiração para o 500-E, o primeiro carro elétrico da Fiat. Crédito da foto: Divulgação

O Cinquecento é certamente o carro mais icônico da Fiat. A primeira geração que surgiu no final dos anos 1950 e trazia o tamanho reduzido e versatilidade como herança do pós-guerra. A segunda geração, lançada em 2007, uma releitura do carrinho original, trouxe ao mundo automobilístico um conceito charmoso de carro urbano e tornou-se uma referência em moda e design italiano. Em 2020, a marca italiana prepara o lançamento do Novo 500, o primeiro carro totalmente elétrico da Fiat Chrysler Automóveis, uma evolução e tanto dos veículos com zero emissões.

Ao projetar o primeiro modelo 100% elétrico da marca, os engenheiros da Fiat se preocuparam principalmente com a autonomia e o tempo de recarga das baterias, duas questões essenciais em modelos elétricos. O carro tem baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o Novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido.

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São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%. Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa usando uma tomada normal.

É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia. O modelo também vem com um cabo Modo 3 para carregar diretamente em postos na rede pública.

Modos de condução

Faróis e lanternas em LED dão um charme extra carrinho. Crédito da foto: Divulgação

O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada motorista. O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para reduzir ao mínimo o consumo de combustível.

O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão, enquanto o modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.

De fato, liberá-lo causa uma desaceleração muito maior do que em um motor de combustão normal, quase como se fosse pressionado o pedal do freio, que deve ser usado para parar completamente o carro. Com o uso diário e um pouco de familiaridade com o sistema, é possível dirigir usando apenas o pedal do acelerador.

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O motor tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.

Direção autônoma

O interior tem desenho elegante e limpo, com soluções inovadoras. Crédito da foto: Divulgação

O Novo Fiat 500 é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana. Tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente.

O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.

O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor.

Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360º fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.

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O logotipo do modelo se destaca na parte traseira do carro. Crédito da foto: Divulgação

O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25” de alta definição, com um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro. O UConnect 5 combinado ao módulo Telematic Box, bem como a função de chamada de emergência obrigatória, oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade.

Estilo e design

O estilo do Novo 500 reúne referências das duas gerações anteriores, um carro icônico com as mesmas proporções estilísticas e design, clássico, enraizado em 63 anos de história. Durante a concepção do design, o Fiat Style Center trabalhou com linhas limpas e uma linguagem consistente para definir a aparência da terceira geração: nítida, avançada e compacta, embora mais sinuosa e elegante, moldada em torno de uma abordagem mais proporcional do chassi.

O perfil elegante do Novo 500 combina com o desenho das rodas. Crédito da foto: Divulgação

Outro requisito era dar imediatamente ao novo modelo um logotipo especial 500, que aparece pela primeira vez no centro do emblema da frente, no lugar do logotipo da Fiat. A frente é vertical e foi inspirada na versão de 1957. Os faróis um pouco mais elípticos e ainda icônicos são tecnológicos e modernos.

O interior é elegante, com simplicidade formal. Isso é exemplificado pelo painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorando o conforto.

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O resultado é um ambiente bem pensado e mais limpo, com menos botões e linhas nítidas e harmoniosas relacionadas à sustentabilidade. O novo modelo estreia na versão conversível: o primeiro quatro lugares ao ar livre com emissão zero. (Da Redação, com informações do fabricante)