Parabéns, São Paulo! E aos Paulos e às Paulas
Conta a história que ele caiu do cavalo e, cego, teve a sua trajetória até Damasco mudada em um milagre
Vanderlei Testa
Um dos últimos levantamentos do IBGE sobre municípios do Brasil com nomes de santos católicos chegou ao expressivo número de 580. Na distribuição por regiões do País, o Nordeste tem 198 municípios homenageando santos. Na região Sudeste, 167 cidades. Já no Sul, 129 santos foram escolhidos.
Na região Centro-Oeste são 44 municípios e no Norte, 44. Entre os santos da preferência dos fundadores das localidades, Santo Antonio lidera com 236 municípios brasileiros. São Francisco de Assis empresta o seu nome para 127 cidades. E São Paulo?
São Paulo tem o seu grande dia reverenciado hoje por sua conversão. Será celebrado na maior capital brasileira e uma das mais expoentes em economia e população da América Latina e do mundo. A cidade celebra neste dia 25 de janeiro (homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas) os seus 468 anos de existência.
A capital do Estado de São Paulo supera os 12 milhões de habitantes e cresce a cada ano pela pujança da sua industrialização, atraindo novos habitantes e investimentos. As grandes metrópoles, como Sorocaba, distante apenas 90 quilômetros da capital, tem destacado São Paulo em muitas das suas atividades e, em sua história.
Uma das principais avenidas de Sorocaba leva o nome de São Paulo, em um corredor comercial e urbano que corta a cidade desde a ponte da rua XV de Novembro até a rodovia Raposo Tavares. O Terminal de ônibus São Paulo recebe diariamente milhares de moradores que se locomovem em dezenas de veículos BRT. Inúmeras casas de comércio em Sorocaba com o nome São Paulo estão espalhadas pelo município com os seus 700 mil habitantes.
A Igreja dedicada a São Paulo Apostolo, bairro Trujilo, tem como pároco o padre Paulo Gonzales, um dos milhares de Paulo que recebeu o seu nome de batismo em homenagem ao santo que deixou na Bíblia as suas cartas.
Estudiosos relatam em livros a vida de São Paulo, apóstolo e escritor. Édouard Cothenet que estou lendo, cita que foi na África do Norte que as cartas de Paulo foram traduzidas pela primeira vez no idioma Latim.
Saulo, um soldado romano que perseguia os cristãos, transformou-se em Paulo depois que ouviu a voz interior que vinha do alto “Saulo, Saulo, porque me persegues”. Conta a história que ele caiu do cavalo e, cego, teve a sua trajetória até Damasco mudada em um milagre que devolveu a sua visão e o converteu. (At 9,5).
Há muitos leitores e amigos com o nome Paulo e Paula. Impossível citar a todos aqui. Mas vou dedicar o artigo a alguns deles, porque sei que são pessoas que se orgulham do nome Paulo e Paula que trazem em seu batismo e sua certidão de nascimento.
Paulo Varchavtchik, de saudosa memória, amigo durante mais de 40 anos. Tinha um coração gigante em generosidade e na sua simplicidade de viver ajudou muita gente a sobreviver perante a pobreza material e espiritual.
Aprendeu com o seu pai -- também Paulo --, que veio da guerra na Rússia, e com as dificuldades como refugiado. João Paulo Tondato da Silva é de família cristã católica e desde a sua infância foi cercado da formação religiosa dos pais, Carlos Alberto e Marilda Tondato da Silva.
Engenheiro eletricista, João Paulo nasceu em 20 de janeiro de 1991. O seu nome surgiu da sugestão da madrinha de casamento de seus pais, Maria Clarete, que desejava homenagear o papa João Paulo II. Graças à aceitação do casal de compadres, hoje o menino é abençoado com o seu irmão João Pedro.
Paulo Roberto Bertin e Paulo Toshiba, lideranças comerciais e sociais na cidade, também se orgulham do nome Paulo deixado por seus pais na pia batismal.
O brasileiro Paulo Coelho, com muitos livros traduzidos para a maioria dos idiomas, é um dos Paulos mais conhecidos no mundo. O médico Paulo Sergio Martins Abreu, urologista em Caraguatatuba, casado com a prima sorocabana e médica Regina Gâmbaro, é um pai que se destaca na família e na medicina.
Também o amigo e médico Paulo Renato Canineu, cuja vida como profissional dedicada à geriatria conquistou, com o seu trabalho, a gratidão de milhares de pacientes, inclusive do meu pai, Ernesto, que em vida foi cuidado com carinho por ele.
Paulo Francisco Mendes proclama São Paulo como o seu inspirador, recebendo a sua certidão de nascimento no dia 25 de janeiro de 1948. Ana Paula Carvalho Porteiro, Ana Paula Freire, Ana Paula Coelho de Oliveira e Ana Paula Ferreira são exemplos de mulheres fantásticas que conheço, entre dezenas de amigas de nome Paula.
Paulo Alvarez, há 11 anos, é da minha convivência, com a sua esposa Patrícia e o filho Nicolas. Aprendo com eles a generosidade e a preocupação para com a comunidade do residencial onde moramos. Disponibilidade, educação e afeto são princípios que transmitem desde o bom dia às delicadezas de nos oferecer os frutos de suas árvores.
Paulo Barscevicius se faz presente em nossos diálogos sobre o filho Felipe, que estuda no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Paulo Junior é um exemplo de ser humano. Paulo Junior e Luciana, jornalistas da Rede Vida de Televisão, simbolizam na conduta pessoal e profissional uma história de amor conjugal.
Durante mais de 20 anos estive no jornalismo da emissora com eles. Paulo Torres faz questão de agradecer pelo seu nome por meio das suas orações e devoção a São Paulo, o apóstolo querido junto aos santos que foram pilares do começo do cristianismo.
Paulo Torres é um alicerce na estrutura do Centro Familiar de Solidariedade Nossa Senhora Rainha da Paz (Cefas). Sua dedicação aos menores atendidos na entidade é motivadora para outras dezenas de pessoas da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) que buscam doar o seu tempo em prol da magnifica obra fundada pelo padre José Sometti.
Parabéns, São Paulo! E aos Paulos e às Paulas.
Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul