14 de fevereiro, Dia do Amor

Por Cruzeiro do Sul

 

Uma das palavras mais usadas no mundo é amor. Começa na Sagrada Escritura na passagem do evangelista João, onde ele cita que “Deus é amor”. Quem mais você denominaria com o sentimento de puro amor? Hoje, dia 14 de fevereiro, é celebrada em muitos países a data dedicada a São Valentim. O conhecido “Valentine’s Day”. O Dia de São Valentim recorda a data da morte de São Valentim, bispo que foi morto por ordem do imperador Cláudio II. O imperador havia proibido que os soldados se casassem, mas desobedecendo às suas ordens, o bispo Valentim celebrava casamentos secretamente. Por esse motivo, vários países do mundo comemoram a data como o Dia do Amor. É o dia dos namorados em países como a França, Portugal, Espanha e também reverenciado por casais no Brasil. A comemoração oficial no Brasil é 12 de junho.

Uma história de amor tem sentimentos reais. Julieta Zilli completa 100 anos dia 17 de fevereiro e viveu 75 anos casada com José Vicente, tendo quatro filhos. Somente os personagens envolvidos sabem o caminho percorrido desde o primeiro dia do olhar envolvente entre eles, os enamorados.

Geraldo morava em São Bernardo do Campo e tinha um irmão que vivia em Santo André, no chamado ABC Paulista. Como de costume, ia visitá-lo, relembrando nas suas prosas a infância com os pais, no Estado de Pernambuco, onde nasceram. Luzia por, sua vez, residia em frente à casa do irmão de Geraldo. Ela nasceu no Ceará e trazia no seu jeito de ser, o espírito de acolhimento humano dos cearenses. Foi com essa virtude herdada de seus familiares que Luzia acolheu a amizade com o Geraldo. As páginas desse amor foram escritas em dois anos de namoro.

Hoje, se passaram 50 anos do casamento. As Bodas de Ouro do casal foram celebradas na missa da Comunidade do Divino Espírito Santo, do Jardim Saira. O padre Washington Ribeiro abençoou a união conjugal construída em rocha firme sob a fé cristã. Geraldo e Luzia, pais de três filhas e avós de um neto, moram no Jardim Saira desde 1977. Os 46 anos dedicados pelo casal à comunidade são reconhecidos pelos moradores que acompanham o testemunho de amor que eles irradiam.

Aurora Tezzotto Bellini nasceu em 1926 e tem 97 anos de idade. Seu marido, Eugênio Bellini, nasceu em 15 de março de 1923. Daqui a um mês ele fará 100 anos. Ela completará 100 anos em 2026. Eles moram em Sorocaba, na Vila Progresso, na rua Ubirajara. Quando eram jovens, foram atraídos pelo olhar de amor de adolescentes e nunca mais se afastaram. Casaram em 30 de setembro de 1944 na Igreja de Santa Rita. Já são 78 anos de casados. O amor de Aurora e Eugênio não está em palavras de roteiro de romances e filmes produzidos em estúdios, mas em vida partilhada. Eles se amam de verdade e a troca de olhares é acompanhada de um profundo sentimento de cumplicidade. Eles vivem um testemunho de amor conjugal que emociona os filhos em vê-los todos os dias de mãos dadas e com sentimento de amor eterno.

Cláudia e João Sassmannhausen se casaram no dia 10 de janeiro de 2002. Estão celebrando as Bodas de Zircão. João e Cláudia fazem do amor conjugal uma meta de vida com os filhos. Afirmam que são 21 anos de harmonia, cumplicidade, afeto, respeito, amizade e paciência, acompanhados de muito amor. João diz que o Zircão é um mineral muito resistente e transparente, usado em usinas atômicas, tal quais são os 21 anos com a esposa, um relacionamento resistente e transparente. “É um crepitar atômico que nos faz cada vez mais forte. Construímos uma família maravilhosa, da qual nos orgulhamos muito, edificada sobre uma estrutura muito forte, o amor”, diz..

Diariamente, casais enamorados produzem as suas fotos artísticas em frente à Torre Eiffel, em Paris. Há um fotógrafo brasileiro radicado na capital francesa que diariamente é contratado para registrar a felicidade de casais. Conversei com ele, o André de Grossi, sobre esse serviço prazeroso de clicar os momentos de amor dos enamorados. Ele desconhece se os casais continuam juntos no transcorrer dos anos, mas tem certeza de que no dia das fotos há uma luz de paixão iluminando o amor.

Mércia Regina e Carlos Adauto Moreira Farrapo fazem da vida uma viagem de aventuras em passeios de moto aos finais de semana, como em Monte Verde, Minas Gerais. Eles gostam de sentir a brisa e o vento que a natureza proporciona à sua felicidade de casal.

A todos os casais que celebram o amor conjugal, parabéns por este Dia do Amor.

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com), jornalista e publicitário, escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul