ADCE promove a ética e a valorização do ser humano no trabalho
O entusiasmo da nova diretoria da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Núcleo Sorocaba, está destacado na divulgação do tema “Coragem para Agir” a ser transmitido pelos participantes da entidade durante o ano de 2023. Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Coragem é sinônimo de quem passou mais de cem horas em meio aos escombros, esperando e confiando no socorro -- fato ocorrido na Turquia depois do terremoto. Agir é a ação dos bombeiros em persistir na busca até esgotarem os recursos. Esse exemplo da vida real precisa ser levado a sério pelos dirigentes empresariais e comunitários em suas ações do cotidiano. Acreditar no dom da vida.
A presidente da ADCE, Regina Carvajal, participou, em Roma, de um encontro internacional das associações do Brasil e exterior, promovido pela União internacional das Associações Patronais Católicas (Uniapac). Nesse evento mundial o tema geral foi “Coragem para Agir”. Vem dessa proposta de trabalho global a meta para Sorocaba, disse a vice-presidente, Ana Carolina Salvatti.
Com 60 anos de atividades no Brasil, as ADCEs estão atuando em vários Estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília, Santa Catarina, Sergipe e Minas Gerais. Um dos objetivos da ADCE é difundir a ética e a valorização do ser humano no trabalho. Sem estar ligada especificamente a um credo no seu estatuto, a ADCE segue a Doutrina Social da Igreja Católica, tendo o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Sorocaba, o arcebispo metropolitano, dom Julio Akamine, incentiva as ações da entidade na comunidade empresarial e entre os dirigentes laicos. Como representante nas reuniões da diretoria, foi nomeado o padre Rodolfo Gambarini.
A ADCE existe desde 2008 em Sorocaba, quando foi empossada no dia 6 de agosto a primeira diretoria presidida por Leosmar Gonzales Martinez, no auditório da Santa Casa de Misericórdia. Em São Paulo, capital, a ADCE foi fundada em 1961 por iniciativa de dirigentes cristãos de empresas. Entre eles, o saudoso governador Paulo Egydio Martins, Newton Cavalieri, Luiz Arrôbas Martins, Paulo Nogueira Neto, Waldir de Affonseca, Ernesto George Diederichsen, J. Haroldo Falcão, Eduardo de Campos Salles, Elias Corrêa de Camargo e Alain Charles Edouard Moreau.
Os eventos aos associados e convidados da ADCE estão planejados para fomentar o espírito do tema coragem para agir nas ações pessoais e profissionais que permitam valorizar os dons de cada pessoa, diz Regina Carvajal. Em março deste ano, a ADCE em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), realizou uma palestra aos alunos de Administração e Economia e aos convidados, sobre o tema “Sonho de uma economia com alma”, disse o diretor da entidade, Etevaldo Faria de Queiroz. A palestra foi proferida pelo advogado e secretário da ADCE, Francisco de Assis Pontes. Segundo Francisco, o tema abordou “A gestão contemporânea de empresas em tempos de responsabilidade social e a busca de valores éticos para oxigenar a economia na consecução do bem comum”.
A cada dois meses a ADCE irá proporcionar importantes debates do cenário nacional junto às lideranças da cidade. A integração de um novo formato de atuação da entidade certamente trará benefícios aos empresários e empresas associadas, diz a empresária e diretora financeira Laura Carvajal Ortega. Para a diretora Priscila Gusmão, dirigente empresarial, o tema Coragem para agir, sintetiza bem o que a ADCE irá realizar neste ano em ações motivacionais de empreendedorismo. Para o dia 31 de agosto, mês do aniversário de Sorocaba, a ADCE realizará na Uniso o 2º Fórum de Empreendedorismo. A proposta, conta a presidente Regina, é incluir na programação do aniversário da cidade esse evento dirigido aos jovens empreendedores, estudantes de áreas administrativas, técnicas e de negócios. Ana Carolina Salvatti, vice-presidente, enfatiza que serão convidados nomes de destaque em empreender e ensinar empreendedorismo. O fórum tem o tema “Sorocaba na visão do empreendedor”. Cristiano Prestes de Barros, empresário no segmento de imóveis é um dos incentivadores da temática, juntamente com o seu irmão, Adriano de Barros, diretores e associados da ADCE.
Com 27 anos dedicados a ações sociais em Sorocaba, o empresário Paulo Guimarães Torres é um dos conselheiros da ADCE que participa do planejamento do programa do fórum. Informações sobre a ADCE podem ser obtidas no site da entidade (www.adcesorocaba.org.br). O próximo evento será a palestra com o professor Edélcio Fochi, no dia 25 de maio, às 19 horas, no auditório D da Universidade de Sorocaba. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) é jornalista e publicitário; escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul.