Filme do Youtube sobre Democracia (1)
Não consegui saber o nome desta curta-metragem de menos de dois minutos de duração. Para achar no Youtube, o leitor deve procurar por ‘Award winning short film on Democracy’ (“Um premiado filme de curta metragem sobre Democracia”). Foi concebido e escrito pelo indiano Bauddhayan Mukherji e dirigido, filmado e editado por Monalisa e Yashwant. Embora seja parcialmente falado em inglês e parcialmente em hindi, é facilmente compreensível: homens e mulheres estão se divertindo em jogo de mímica em que a palavra a ser adivinhada é “democracy”, isto é, “democracia”. As palavras sobre democracia são ditas em inglês e as principais são: felicidade, alegria, igualdade, oportunidade, eleição, segurança, justiça, liberdade.
1. Democracia e totalitarismo
Em certo momento da curta-metragem lemos a seguinte definição: “Democracy” is different minds working together (“Democracia” é mentes diferentes trabalhando juntas).
Embora seja um filme feito por amadores, essa definição sintética, mas profunda, possibilita o desenvolvimento de ideias acerca de democracia e totalitarismo.
Existem muitas definições de democracia e cada uma aborda alguns aspectos que a caracterizam e omitem outros. Uma dessas definições, entre muitas outras, pode ser encontrada na Wikipedia: “um regime político em que os cidadãos, no aspecto dos direitos políticos, participam igualmente ù diretamente ou através de representantes eleitos ù na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governança através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política”.
O Dicionário de Política de Norberto Bobbio, Nicola Mateucci e Gianfranco Pasquino define as características de regimes totalitários: uma ideologia oficial que deve ser abraçada por todos os membros da sociedade; um partido político único de massa; um sistema de terrorismo policial, que apoia e ao mesmo tempo controla o partido; um monopólio de todos os meios de comunicação de massa, como imprensa, rádio e cinema (e hoje também televisão e redes sociais).
O termo democracia foi e continua sendo avacalhado e é usado para vencer qualquer debate. O próprio
AI5, editado pela ditadura militar brasileira em 1968, já em seu primeiro parágrafo afirmava seu objetivo era assegurar uma “autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana”.
Existem atualmente dezenas de países em que vigoram regimes ditatoriais de direita ou de esquerda. Esses regimes são apoiados ou atacados por países democráticos. Preocupação humanitária é simulada para justificar o apoio ou ataque às ditaduras. Mas, o que realmente move os países “juízes” são os interesses econômicos e políticos em jogo.
Hoje, dentro de cada país do mundo, grande número de indivíduos políticos ou não fingem ser defensores da democracia e, ao mesmo tempo, conspiram contra ela, esperando um golpe de Estado para “corrigir” a política. Muitos querem voltar às ditaduras de extrema direita nazista que há um século deflagrou uma guerra que levou ao mundo a destruição e a morte 80 milhões de pessoas. E outros querem o retorno de ditaduras militares da América Latina, notadamente as da segunda metade do século 20.
Obs.: Esta série de artigos está incluída no projeto Cine Reflexão da Fundec.